Início >> Notícia >> Categoria >> Esporte >> Amistoso-da-selecao-gera-atrito-entre-Globo-e-CBF

Amistoso da seleção gera atrito entre Globo e CBF
A transmissão do amistoso entre Brasil e Colômbia abre racha entre CBF e Globo.

1/24/2017 às 3:32 PM 1/24/2017 às 3:32 PM

2405

Publicada por: Francisco Silva
Fonte: Veja

A transmissão do amistoso da próxima quarta-feira entre Brasil e Colômbia abriu um racha entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Globo. A partida foi idealizada pelos dois países como forma de homenagear as vítimas do acidente da Chapecoense, no fim do ano passado. Toda a renda gerada pelo jogo será destinada às famílias.

 

Na semana passada, a CBF decidiu abrir para todas as emissoras interessadas o sinal daquele que está sendo chamado de “Jogo da Amizade”. Ou seja, os direitos de transmissão da partida marcada para o Estádio Nilton Santos (Engenhão) serão repassados de maneira gratuita para canais abertos e fechados do Brasil e exterior.

Inicialmente, a CBF tentou vender por cerca de 2 milhões de reais a transmissão do jogo para a Globo, que recusou a proposta. Há décadas a emissora transmite os jogos da seleção com exclusividade, mas a partida entre Brasil e Colômbia – marcada de maneira extraordinária – não estava prevista em contrato. Incomodada com a atitude da parceira histórica, a cúpula da CBF decidiu retaliá-la com a distribuição do sinal para seus concorrentes.

Entre as emissoras abertas, Band e Rede TV! vão transmitir o jogo na próxima quarta-feira. SBT e TV Brasil ainda não decidiram. Já a Record prefere exibir o Programa do Gugu na noite de quarta, mas o jogo estará disponível no seu canal fechado (Record News). Na TV fechada, além do SporTV, Fox Sports e ESPN exibirão a partida.

A desavença é mais um episódio de atrito da Globo com o mundo do futebol nos últimos doze meses. Desde novembro de 2015, a emissora desligou o executivo Marcelo Campos Pintos, responsável por fechar todos os contratos de direitos de transmissão do futebol nos últimos vinte anos.

No mesmo período, a Globo foi alvo de um inédito – e bem-sucedido – movimento para eliminar a sua hegemonia na compra de direitos de campeonatos de futebol. O Canal Esporte Interativo fechou contratos para transmitir a partir de 2019 jogos de dezesseis  times dos campeonatos brasileiros das séries A, B e C (entre eles Inter, Palmeiras e Santos). “Com Campos Pinto, a Globo jamais teria perdido tantos contratos. E as suas concorrentes também nunca transmitiriam jogos da seleção”, afirma uma fonte que acompanha as negociações.

A CBF admite que negociou com a Globo a transmissão exclusiva do jogo, mas nega que tenha tratado de valores. As conversas foram abertas porque o contrato para a exibição de amistosos da seleção venceu recentemente. Oficialmente, a CBF também informa que as são ótimas as relações com a Globo e que um exemplo foi o anúncio conjunto em dezembro da nova premiação dos clubes na Copa do Brasil (a maior de todos os tempos).

Publicado por: Francisco Silva

Proprietário da web Rádio Amazônia Central, Acadêmico em sistemas de informação 8º período (1/2018) e Editor de imagens. WhatsApp (69) 9 9283-9969. CV: http://lattes.cnpq.br/4738070963523179
VEJA TAMBÉM
Concurso e Emprego

Rádio Jovem Pan oferece salário de R$ 30 mil para William Waack

Mesmo com o valor altíssimo de salário, Waack teria recusado
Data 2/16/2018 às 11:12 AM
Geral

Grupo faz protesto contra famílias gays em Rondônia

Após uma decisão de prefeitura de Ariquemes-RO em suprimir páginas didáticas com casais homoafetivos grupos evangélicos se reunem a favor da idéia
Data 2/6/2017 às 8:29 PM
Esporte

Felipe Melo ganha música da torcida e agradece

'O bagulho é doido! Felipe Melo, pitbull, cachorro louco!', gritaram os torcedores do Palmeiras no jogo contra a Ponte Preta. Volante diz que está em casa no clube
Data 1/31/2017 às 5:26 PM
Música

Lollapalooza 2018: venda de ingressos começa em 16 de setembro

Lolla Pass, que dá acesso a 3 dias de festival, custará a partir de R$ 650. Festival acontecerá em 23, 24 e 25 de março, em São Paulo.
Data 9/7/2017 às 7:52 PM
Esporte

BID/CBF desta segunda feira,17, com quatro atletas

Dirigentes metem a mão no bolso
Data 4/18/2017 às 2:15 AM
Geral

Google lança no Brasil recurso que indica se notícia é verdadeira ou não

Recurso disponível tanto na versão para navegador quando nos aplicativos Google Notícias e Clima para Android e iOS
Data 2/17/2017 às 1:16 AM
Geral

Servidor federal poderá ser remanejado mesmo sem aval do órgão de origem

Planejamento terá carta branca; medida pode afetar 1,2 milhão de funcionários
Data 7/6/2018 às 9:17 AM