Início >> Notícia >> Categoria >> Ciência e tecnologia >> Comeca-no-sabado-o-bloqueio-de-celulares-piratas-pela-Anatel

Começa no sábado o bloqueio de celulares piratas pela Anatel
Esta é a segunda fase de bloqueios de celulares irregulares feito pela Anatel

12/7/2018 às 10:22 AM 12/7/2018 às 10:22 AM

697

Publicada por: Francisco Silva
Fonte: Extra

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inicia neste sábado o bloqueio de celulares piratas em dez estados, incluindo o Rio de Janeiro. Tratam-se de aparelhos roubados, adulterados, extraviados e não certificados pela agência.

Os proprietários desses celulares começaram a ser notificado em setembro com a seguinte mensagem de SMS, enviada pelo número 2828, "Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias".

Nesta sexta-feira, os proprietários destes aparelhos receberam a última mensagem da reguladora, com o seguinte conteúdo: “Operadora avisa: Este celular IMEI XXXXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal”.

Como descobrir o código de seu aparelho

No caso de celulares com sistema Android, uma das opções é clicar em "Configurações" e em "Sobre o telefone". Depois, abra a opção "Status". No rodapé da tela, estará o número desejado. Caso não apareça, será preciso pressionar ainda "Informações do IMEI".

Para aparelhos com sistema iOs, basta acessar "Ajustes" e tocar em "Geral". Depois, abra a opção "Sobre" e busque "IMEI". Outra possibilidade — válida para qualquer tipo de aparelho, independentemente do sistema operacional — é digitar, no discador do aparelho, o código *#06#. O IMEI será exibido na tela.

Aparelhos importados

Segundo a Anatel, celulares piratas são todos aqueles que não possuem IMEI registrado no banco de dados da GSMA, uma organização internacional que registra aparelhos de diversas fabricantes e operadoras de todo o mundo. Ou seja, celulares importados de marcas conhecidas, mesmo que não sejam homologados e vendidos oficialmente no Brasil, não são afetados, desde que sejam registrados pelo GSMA.

Fases do bloqueio

Esta é a segunda fase de bloqueios de celulares irregulares feito pela Anatel, que acontece nos estados da Região Centro-Oeste, nos da Região Sul e nos estados do Acre, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. A medida já está em vigor em Goiás e no Distrito Federal. A partir de janeiro de 2019, o bloqueio ocorrerá nos estados da Região Nordeste e nos demais estados da Região Norte e Sudeste.

Publicado por: Francisco Silva

Proprietário da web Rádio Amazônia Central, Acadêmico em sistemas de informação 8º período (1/2018) e Editor de imagens. WhatsApp (69) 9 9283-9969. CV: http://lattes.cnpq.br/4738070963523179
VEJA TAMBÉM
Ciência e tecnologia

Bloquear Mark Zuckerberg e sua esposa no Facebook é impossível

Usuários da rede social vêm reportando desde o início de janeiro que, ao se tentar bloquear o dono da rede social, da erro aparece.
Data 9/2/2017 às 7:41 AM
Tutorial

Como colocar música nos vídeos do Instagram Stories

Passo a passo mostra como criar Stories do Instagram com músicas que você ouve no celular.
Data 1/23/2018 às 6:47 PM
Geral

Empresa responsável por envelopes do Oscar pede desculpas por confusão

'Apresentadores receberam envelopes da categoria errada', afirmou a PricewaterhouseCoopers. Eles pediram desculpas a 'Moonlight', 'La la land', Warren Beatty e Faye Dunaway.
Data 2/27/2017 às 2:12 PM
Geral

"Irma parece um monstro sem controle", diz brasileiro em Miami

Prateleiras de supermercado em Miami estão vazias por conta da passagem do furacão Irma.
Data 9/7/2017 às 8:29 PM
Tutorial

Recurso 'escondido' do WhatsApp ajuda a liberar espaço no celular

Tutorial mostra como liberar espaço no celular usando o whatsapp
Data 5/31/2018 às 3:18 PM
Cultura

A Amazônia não é nossa

O governo Temer e a bancada ruralista do Congresso estão empenhados em transformar a maior floresta tropical do mundo em propriedade privada de poucos
Data 10/4/2017 às 8:26 AM
Mundo

'Ele chorou e me abraçou', diz brasileiro detido nos EUA que teve filho separado

Mineiro de 31 anos deixou o Brasil após perder o emprego e contrair dívida de cerca de R$ 30 mil.
Data 6/23/2018 às 4:34 AM
Geral

Pais das vítimas da Boate Kiss foram preocessados pelo Ministério Público

Promotores não gostaram das críticas feitas pelos pais a imprensa.
Data 1/24/2017 às 2:35 AM